Siga-me aqui!!

quarta-feira, 20 de setembro de 2006

Maratona? Por que maratona?

Depois que você corre a primeira maratona, 42km não parecem mais uma eternidade; maratonistas não parecem mais tão loucos; barreiras não parecem mais tão intransponíveis; desafios não parecem mais impossíveis. Vem uma sensação de "eu posso" que é muito boa e perdura por muito tempo e faz com que você já pense na próxima maratona. Digo isso tendo corrido apenas uma maratona, mas com uma certeza de querer correr várias. Para aqueles que estejam com a auto-estima abalada, ou com depressão ou que achem que conseguiram tudo na vida e que a vida não tem mais sabor eu sugiro fortemente que tentem se preparar e correr uma maratona. Na contabilidade dos benefícios de se preparar e correr uma maratona, não posso deixar de citar ainda, além dos benefícios psicológicos, os benefícios físicos que são óbvios: melhora no preparo cardiovascular, aumento na massa óssea com prevenção de osteoporose, diminuição no colesterol ruim e aumento no colesterol bom (HDL) com redução no risco de infarto e derrame, controle da pressão arterial, diminuição no peso, prevenção do desenvolvimento de diabetes, etc. No âmbito social, lembro ainda que fazer novos amigos é inevitável quando você começa a correr. Não precisaria lembrar que antes de iniciar, você deve procurar seu médico para fazer uma avaliação e constatar se existe algum problema que lhe impeça partir para tal projeto.
Ao contrário dos que muitos pensam, qualquer pessoa normal, mesmo que não seja geneticamente programada para a corrida, como são, por exemplo, os quenianos, pode concluir uma maratona correndo ou andando. Logo que terminei a maratona de San Diego no ano passado, além da sensação descrita acima, ainda me veio aquele pensamento de "entrei para o hall dos humanos que conseguem correr uma maratona". A primeira maratona deve ser feita com a meta única de concluir, sem pensar muito em quanto tempo irá gastar. Eu tinha em mente, no ano passado, que poderia terminar em 5horas, terminei em 5h e 3 minutos. Agora será minha segunda maratona e estou bem mais ambicioso, com expectativas bem maiores: correr abaixo de 4horas. Isso é mais de 1hora abaixo da primeira maratona e muitos dizem que é uma diminuição muito grande, mas acho que chegarei lá.
O treino hoje foi bom. Fiz um treino regenerativo. Aliás está cada vez mais difícil me segurar nos treinos regenerativos, pois estou cada vez mais querendo correr em ritmo mais veloz. Mas tenho que tomar cuidado pois uma lesão a essa altura do treinamento, com pouco mais de um mês para a maratona seria certamente indesejável e adiaria o sonho de correr em New York por, pelo menos, mais um ano. Corri 8km a 5'36''/km, com 74% da freqüência cardíaca. Depois do longão (que domingo será de 2h45min), o treino tempo run (treino forte) da sexta-feira é o mais esperado por mim. Amanhã é dia de fartlak com 1minuto forte por 2 minutos fraco durante 1hora. Hoje à tarde, no consultório, estava com uma vontade enorme de correr, mesmo já tendo corrido de manhã. Uma notícia boa: o sol já está nascendo mais cedo, por volta das 4:50 da manhã, de modo que, como corro com o sol, ganhei mais 10minutos de corrida e espero que perdure até dezembro. Nesse sentido, junho é um dos piores meses, pois, com as chuvas, geralmente o sol nasce por volta de 5:10 e, ao contrário de agora, eu termino perdendo 10 minutos. É interessante também perceber como a cidade acorda mais cedo nesse perído; hoje, por exemplo, por volta de 5:30 já tinha carro da prefeitura cortando galhos de árvores e o trânsito já estava bem mais intenso. Isso só se vê aqui mesmo. Em várias cidades de diferentes países, já percebi que, devido às mudanças climáticas, geralmente o trabalho se inicia a partir das 8 ou até 9horas. "Isso é Natal e ninguém se dá muito mal...", como diz a música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário