Siga-me aqui!!

terça-feira, 12 de setembro de 2006

Overtraining

Overtraining é uma palavra inglesa que significa treinar acima da sua capacidade. Quando estamos empolgados e estimulados para atingirmos uma meta (no meu caso atual, correr a maratona abaixo de 4 horas), terminamos treinando mais do que nossa estrutura física consegue resistir, causando injúrias e lesões musculares ou articulares que nos obrigam a parar o treinamento. Algumas vezes apenas não treinar alguns dias é suficiente, outras vezes, precisamos fazer fisioterapia. No mês de maio eu estava começando a treinar forte para a maratona quando tive uma lesão nos músculos adutores da coxa, obrigando-me a parar o treino e fazer fisioterapia durante quase um mês. Desde então tenho sido mais cauteloso, principalmente agora que a maratona está se aproximando. Entretanto, confesso que a pessoa do técnico é fundamental para nos controlar. Hoje, por exemplo, como ontem foi dia de folga, acordei hoje querendo correr e fiz 8km com uma média de 5'33''/km. Nenhum problema até aí, exceto pelo fato de hoje ser terça-feira, ou seja, dia de treino à noite, na pista de atletismo, após o consultório em Ponta Negra. Treinei então duas vezes no mesmo dia, com intervalo de apenas 12 horas. Mas Erivan (meu técnico) desistiu do treino de fartlak (forte-fraco) que eu faria hoje e disse apenas para eu fazer um trote leve (6min/km) durante 40 minutos (acabei fazendo 48min = 8km). Por fim, com esse treino fraco, estava certo de correr amanhã de manhã novamente, mas novamente o anjo da guarda me proibiu, evitando assim um overtraining e minimizando o risco de lesão (confesso que a corrida no calçadão de concreto em Boa Viagem na semana passada forçou um pouco os joelhos). Sendo assim, amanhã folga e treino de fartlak na 5a feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário