Siga-me aqui!!

quarta-feira, 13 de setembro de 2006

Deixa de preguiça e vamos correr!!!

Hoje foi dia de folga, só amanhã treinarei forte.
A corrida é um dos esportes mais democráticos, pois não exige muitos equipamentos e qualquer um, em qualquer lugar pode participar. Se você começar observar nas ruas, notará que em qualquer hora do dia, vários corredores estão se exercitando. E é um número crescente a cada ano. Para quem pretende começar a correr eu digo: Cuidado! Correr vicia. De repente você vai estar deixando de fazer certas coisas, deixando de ir para determinados lugares porque você tem um treino planejado para aquele dia ou até mesmo uma competição. Cuidado com o vírus da corrida! Ele libera endorfina que lhe dá uma ótima sensação, mas que, em sua falta, causa mau humor e até mesmo depressão. Então, pense duas vezes, pese os prós e contras (eu posso garantir que os benefícios são infinitamente maiores). Eu prefiro sempre correr pela manhã pois quando vou trabalhar, as 7h da manhã já parece o meio da manhã pois meu dia começou mais cedo (geralmente as 5h) e com muita endorfina. Além disso, se você deixa para treinar à noite, corre o risco de ter outras tarefas a fazer ou mesmo estar cansado do trabalho diário e não vai correr. Duas dicas para ir de manhã: primeiro, mantenha seu horário de sono (eu dormia a meia noite e acordava usualmente as 6 da manhã; depois que comecei a correr, durmo uma hora mais cedo, às 23h, e acordo uma hora mais cedo); segundo, não se pergunte de manhã se vai ou não correr naquele dia. Se você fizer essa pergunta, muito provavelmente não irá se levantar. Se você na noite anterior planejou que iria acordar para correr as 6horas, quando o despertador tocar às 6 horas, simplesmente pule da cama sem questionar nada. As vezes eu lamento ter que acordar cedo para treinar, mas confesso que quando retorno para casa 50 a 60 minutos depois, estou tão disposto e me sentindo tão bem que sempre penso "ainda bem que fui treinar".
Muito bem, para iniciar "just run", ou seja, apenas corra, sem se preocupar com tempos ou ritmos. Aprecie o local, fale com pessoas, divirta-se! Isso deve ser um lazer para você e não mais uma obrigação. Obedeça seu corpo. Se você está parado há muito tempo, talvez seja melhor começar caminhando ou intercalando alguns minutos de caminhada com outros de corrida. Por mais que você queira correr uma distância maior, evite a síndrome do excesso inicial ou amanhã você estará todo dolorido e não irá treinar. A cada semana vá aumentando o percurso no máximo em 10% e em um ritmo confortável. Esqueci de dizer que antes de começar tudo isso você precisa ir a um médico e, de preferência, fazer um teste ergométrico (esteira) para avaliar como está sua saúde. Se houver em sua cidade o teste de ergoespirometria, melhor ainda pois ele poderá lhe dizer exatamente qual será a sua intensidade de treinamento (em que freqüência cardíaca você deverá trabalhar). Nunca corra dois dias consecutivos fortes, pense em forte hoje fraco ou não correr amanhã, pois haverá tempo para seu corpo se recuperar e minimizará o risco de lesões. Lembre-se da vestimenta adequada e os tênis compatíveis com seu tipo de pisada. Ok, você está pronto. Vamos começar!!
Ah! E se planeja correr alguma maratona, manda um e-mail para mim. Quem sabe corramos juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário