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quinta-feira, 14 de setembro de 2006

Chuva ruim! Chuva boa!

Fui dormir ontem preocupado com uma chuva inesperada que, caso persistisse pela madrugada, comprometeria meu treino. Preocupação intensificada pelo fato de que ontem eu não corri, já que foi dia de folga, e que hoje é aniversário da minha filha e eu fatalmente não poderia correr à noite. Acordei às 5h, como de costume, mudei roupa, fiz um lanche rápido e fui para a rua. Para minha surpresa, quando cheguei na calçada, começou a chover, e grosso! Esperei alguns minutos e nada de parar. Comecei a rever minha programação para o dia, procurando um espaço para o treino. Terminei voltando para casa e pegando o casaco impermeável que eu comprara pensando exatamente nessas situações. Desci novamente e para minha surpresa tinha parado de chover. A chuva que em um momento me atormentava, na verdade, agora estava me ajudando pois o tempo ficou agradável, sem calor e com boa umidade. Percebi e gostei do fato de que estou extremamente comprometido com minha meta de correr a maratona bem. Outras pessoas simplesmente teriam desistido de treinar hoje, já que tinham a desculpa da chuva. Outras, piores ainda, geralmente ficam torcendo para que chova. Se você é uma dessas pessoas, você está no exercícios errado. O exercício deve ser prazeroso, você deve sentir falta no dia em que você não o fizer e não sentir alívio como alguns sentem. Procure então alguma coisa que você goste, e não venha com aquela história de que "eu não gosto de nenhum exercício". Todos gostamos de alguma coisa, seja caminhar, pedalar, nadar, correr, dançar, pular, jogar tênis, futebol, voley, etc. Insista e encontrará o exercício ideal para você.
O treino foi ótimo e me senti muito bem durante todo o dia, com uma leveza nas pernas, como se ela estivesse isenta de qualquer ácido láctico indesejado. Fartlak significa brincar de correr, você deve correr rápido durante alguns minutos e então correr devagar durante outros minutos. Erivan tem sugerido esse treino para mim pelo menos uma vez/semana, geralmente na 5a feira. Ele começou com 30 segundos rápido e 1minuto devagar; aumentou para 1minuto rápido e 2 minutos devagar e hoje fiz 2minutos rápido e 3 devagar, com 1km de aquecimento no início e outro de desaquecimento no final. Terminei correndo os 8km usuais em 43min. Amanhã farei um treino regenerativo, no sábado vou folgar velejando laser na Lagoa e me preparando para o longão de 2h30min no domingo.

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