Siga-me aqui!!

sábado, 26 de agosto de 2006

Meia maratona

Ontem passei o dia no hospital das clínicas e à noite, saímos, de modo que não consegui escrever nada. Vou escrever então sobre os dois treinos.
Ontem fiz um treino regenerativo, preparatório para o longão de hoje. Estou satisfeito com minha evolução pois mesmo tentando correr fraco (mantendo uma freqüência cardíaca abaixo de 140 bpm), consigo correr abaixo de 6minutos/km. Várias modificações acontecem com o treinamento: aumento na volemia (quantidade de sangue), hipertrofia ventricular (músculo do coração), aumento na hemoglobina e no VO2 (capacidade máxima do organismo aproveitar oxigêncio), etc.
Acordei mais cedo (5h) para o treino de hoje pois precisaria chegar cedo na clínica; paguei por isso: ainda estava escuro e no escuro peguei um calção que não era adequado para corrida e por volta do km 13 comecei a sentir a parte interna da coxa; notei que a costura do calção batiana coxa que estava vermelha, mas ainda tinha 8km para correr e continuei. Ia correr duas horas, mas mudei os planos para fazer a primeira meia maratona desse periodo de preparação: 2horas 11min. Fiquei muito satisfeito pois mantive a freqüência cardíaca em uma média de 134 bpm.
É interessante como o percurso do treino é um verdadeiro laboratório (como sugerido no livro "maratona da vida") onde encontramos diversos tipos de pessoas: gordas/magras, altas/baixas, bonitas/feias, bem vestidas/mal vestidas, dispostas/indispostas, etc. Gostaria de falar especificamente sobre o "alimentador de gatos"; é um senhor que anda com um saco com não sei o que (queijo talvez) jogando no chão e vários gatos indo atrás dele (ontem havia nove, hoje, quatro - até os gatos dormem mais no sábado). Seria interessante se tivesse o mesmo cuidado com pessoas famintas tambem (apesar de eu ser contra o programa fome zero de Lula, pois no outro dia as pessoas - e os gatos - estão com fome novamente).
Amanhã é dia de repouso, vou almoçar em Ponta Negra na casa da minha mãe. É dia de recuperar as microlesões que acontecem em todo longão. Na segunda, treino novamente. Essa semana, recorde de quilometragem: 82km. Foi ótimo pois recuperei o déficit da semana passada (viajei para SP e depois RJ e ainda tive uma gastroenterite no sábado que não me permitiu fazer o longão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário