Siga-me aqui!!

domingo, 25 de setembro de 2011

Qual é o limite humano?

Acordei as 4h da madrugada para assistir mais uma das Majors Marathons. Desta vez era para assistir a maratona de Berlin, uma das que já corri e que, certamente, me refrescaria a memória e as lembranças das ruas planas germânicas. Este ano, com temperatura adequada (largada com 12 graus) e sem a chuva do ano passado, a expectativa era de novo recorde mundial. Além do clima adequado, os atletas participantes eram renomados, principalmente o Haile que já batera o recorde mundial duas vezes ali, e o Patrick Macau, ganhador do ano passado. Antes de dormir ontem, olhei a programação no SporTV para confirmar o horário que iria me deliciar assistindo a prova, já que assino o canal o ano inteiro somente devido às provas Majors (NY, Berlin, Boston, Chicago e Londres) que são transmitidas. Alguns me perguntam como eu consigo assistir um bando de corredor fazendo a mesma coisa, colocando um pé na frente do outro, durante duas horas, sem ter um momento maior de emoção, como o gol no futebol. Mas nem tento explicar, pois só um viciado em corrida consegue entender isso. Voltando à corrida, o pilotão dos primeiros colocados se resumia ao que já se esperava: Haile, Macau e uns seis coelhos, com camisas listradas e sem numeral e que foram contratados para marcar o ritmo para os atletas e que não iriam terminar a prova. O ritmo era alucinante. Imagine correr 42km em um pace abaixo de 3minutos por quilômetro! O pelotão feminino, corria mais atrás, em um ritmo de 3:20min/km. Tudo ia bem, até que, por volta do km 31 o Haile passou mal e parou. Ficou alguns segundos com a cabeça baixa, mas voltou a correr. Macau, aproveitou e fechou este km em 2min47segundos (tempo que não consegueríamos correr, nem que fóssemos correr somente um km). Haile voltou, mas já era tarde e ele parou novamente no km 40, quando estava em 2o lugar. Patrick Macau "cansou" um pouco no final e passou a correr em torno de 3min/km, encerrando a prova com um novo recorde mundial de 3h03min38seg, ou seja, 21 segundos a menos que a marca de Haile em Berlin mesmo em 2009. Uma curiosidade: um dos coelhos continuou a correr e concluiu a prova em segundo lugar com 3h7min.
A pergunta do título deste post é "Qual é o limite humano?". Será que um dia algum homem será capaz de correr a maratona abaixo de 2 horas? Hoje parece impossível, mas a cada novo recorde achamos que não é mais possível correr mais rápido, pelo menos até a próxima maratona. No próximo mês (9 de outubro) ainda haverá a maratona de Chicago que também é plana (só uma subida pequena no km 41) e adequada para tempos rápidos. Será que novo recorde virá? Lembro agora o slogan da Adidas: Impossible is nothing (impossível é nada) e me delicio com a possibilidade de novos recordes. Vá entender!

E Haile deveria se aposentar? O etíope ainda é e será uma lenda das corridas. Alguns poderiam dizer que já não corre bem. O grande problema é que a expectativa quando ele corre é muito grande. Independentemente da prova e das condições climáticas, todos esperam novo recorde dele, e se ele ganha, não fez nada mais que a obrigação, afinal ele é o Haile! Ainda acho que ele corre muito bem e em um ritmo que poucos homens na face da terra conseguem manter, mas aos 38 anos de idade, não dá mais para ganhar de nomes como Macau e Mutai, pois a idade faz diferença. O melhor, depois desta prova, era realmente ele se aposentar deixando uma boa impressão e não apagando o brilho que todos que acompanham as maratonas no mundo sabem que ele tem. Já corri em provas com Paul Tergat, Marilson, etc, mas acho que não vou correr com Haile. Uma pena! Para mim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário