Siga-me aqui!!

sábado, 27 de agosto de 2011

Gripe e corrida.

Aproximando da data da próxima maratona, quase tão ruim quanto uma lesão é uma gripe. Nesta semana, que seria a semana de maior volume, tive uma gripe "de lascar". O longo de 26km do domingo ficou totalmente inviável e preferi descansar e treinar na segunda feira. Corri até bem 14km, sem muito sofrimento, mas piorei e na 3a feira estava bem ruim. Deixei para treinar na 4a feira e ao invés de correr, me arrastei. Abortei o treino com 10km em um ritmo de 5:01min/km e média de frequência cardíaca de 148bpm, 10bpm acima do usual para este ritmo. Mais um tempo de descanso e só hoje fui correr, fazendo os mesmo 10km em um ritmo de 4:59min/km, mas com uma frequência cardíaca média de 137bpm. Bem melhor! Amanhã será o último longo antes da maratona: 32km programados, vamos ver se os vírus realmente já se foram.
Mas como detectar se você está apto para treinar durante ou após uma gripe/resfriado? Quais são os sinais de alerta que nosso corpo emite e que nos ajudam a decidir se podemos correr ou se é melhor ficar na cama descansando? Além da sensação de bem/mal estar, dores musculares, febre, coriza, etc, um dado que ajuda muito é a frequência cardíaca (FC) de repouso, que pode ser medida logo que você acorda ou, como eu prefiro, logo antes de começar a treinar. Minha FC antes de iniciar o treino varia entre 58 e 62bpm (batimentos por minuto). No treino da 4a feira, por exemplo, minha FC estava em 72bpm, 10bpm acima do usual e isso era bastante preocupante e deveria ter sido suficiente para eu voltar para a cama. Mas vício é vício e fui correr. Se a FC está 5bpm acima do usual, cuidado! Se 10bpm acima, pense em ficar em casa. Se 15bpm acima, não corra de jeito nenhum. Descanse e, dependendo de como se sente, procure um médico. Para usar este parâmetro, você precisa se conhecer e saber exatamente como seu corpo funciona quando você não está doente.
Lembro ainda que se resfriados, gripes e outras infecções estão acontecendo muito frequentemente, provavelmente você está com uma deficiência de glutamina, logo, pense em repor quantidades razoáveis deste aminoácido (3-5g/d) que é importante para nossa imunidade e que reduz significativamente no sangue caso os treinos estejam muito puxados. Lembro, entretanto, que corrida em volume moderado pode melhorar a imunidade, mas os treinos para maratonas estão longe de serem moderados.
Avaliando retrospectivamente, detectei que apesar de ter e repor glutamina, não o estava fazendo adequadamente nos últimos meses.
Hoje estou bem melhor e amanhã vou correr mais que os vírus!

2 comentários:

  1. Cara seus comentários no blog são de muito valia. Obrigado por compartilha-los. Valeu.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por mais uma postagem informativa. Você recomende quais alimentos que possuam ou glutamina, ou outros nutrientes que permitem síntese de glutamina pelo corpo?

    []s

    ResponderExcluir