Siga-me aqui!!

segunda-feira, 21 de março de 2011

Qual é o melhor GPS para corrida?

Usei o meu primeiro GPS para corredores em 2006, cinco anos atrás, treinando para minha 2a maratona. Desde então, costumo dizer que não gosto de correr, mas sim de brincar com o GPS. Tenho dois para não correr o risco de um pifar (como já pifou uma vez) e eu ficar sem uma monitorização adequada dos meus treinos. Desde 2006, tenho exatamente quantos kms corri, em quais dias, em que velocidade, com qual frequência cardíaca, em que lugares, em qual hora do dia, etc.
Mas ultimamente, novos modelos vem aparecendo a ponto das lojas de eletrônicos já terem sessões específicas só com GPS e frequencímetros para corrida.
A pergunta então é inevitável: qual é o melhor GPS para corrida. Eu, ainda prefiro a marcar Garmin. Para mim, ela foi a primeira e continua evoluindo em cada modelo. Mas veremos as características dos modelos da Garmin, bem como de seus concorrentes. Os preços que coloco (em dólar) podem ser mais baixos se procurar em sites como o Amazon.com ou em lojas como Best Buy. Aqui no Brasil, os preços são bem mais caros, de modo que é melhor que você, se não for viajar para os USA, peça a um colega que esteja indo para lá para comprar.

Garmin Forerunner 110 ($200, $250 com frequencímetro). Este é um modelo mais simples da Garmin. É mais limitado em relação às informações disponíveis, mas tem a vantagem de ter o tamanho pequeno, sendo parecido com um relógio digital normal. Ele também pega o sinal dos satélites mais facilmente, pois ele grava os satélites encontrados na última vez que foi usado. Os dados são apenas o tempo, a distância e o ritmo ou velocidade. Só isso e nada mais. Simples, mas eficiente. Para ver os dados gravados do treino você deverá conectá-lo ao computador com o cabo que vem com ele. Não dará para avaliar os dados diretamente no pulso, como pode ser feito com os demais modelos. Outra diferença é que ele entra no modo "power save" (economizar bateria) mais rapidamente que os outros modelos, o que pode ser uma vantagem, mas as vezes é desvantagem, como aconteceu comigo: na largada de uma maratona, logo quando fui passar no tapete, o Garmin desligou e entrou no modo relógio para economizar bateria. Como o 110 pode ser usado como um relógio normal, ele não tem botão de off, por isso entra mais rápido no modo de "power save". Sem esse modo, ele dura em torno de 8 horas.

Timex Ironman Global Trainer ($300, $360 com frequencímetro). Este modelo foi lançado recentemente pela Timex. No ano passado, após quase dois anos de uso e 5000km rodados, meu Garmin 410 pifou. Eu pensei em comprar o Timex, mas quando o vi, achei muito grande. E ele é realmente grande!!!! Ele é resistente a água, podendo ser programado também para bicicleta e natação (o Garmin não pode ser programado para natação). A tela dele é grande e pode ser dividida em 4 telas, mostrando diferentes dados em cada uma. Uma desvantagem é para pegar o sinal dos satélites. Ele demora mais que os modelos da Garmin. A Timex parece que vai colocar novo software para melhorar isso. Outra desvantagem é que se a memória está cheia, ao invés dele apagar as mais voltas mais antigas como o Garmin faz, ele simplesmente não marca mais as voltas até que você apague ou baixe no computador.

Garmin Forerunner 305 ($200 com frequencímetro). Como este é um modelo antigo da Garmin, pode ser encontrado por preços tão baixos como 130 dólares e é o melhor aparelho se considerar custo benefício. A tela é grande, pode ser dividida em 4 partes; os dados podem ser vistos e os treinos programados no próprio relógio, não sendo obrigatório conectar com o computador. Se for conectar, precisa ser com o cabo.

Garmin Forerunner 405 ($300 a 350, com frequencímetro). Esse eu considero o melhor de todos! Como o meu primeiro GPS foi um 305, demorei para me acostumar com o 405 que é menor (tela dividida em 3 partes e não em 4). Tem apenas dois botões, de modo que deve-se tocar no relógio para selecionar, programar, acender luz, etc. Isso inicialmente é uma vantagem, mas quando está molhado de suor, isso pode não funcionar, ou funcionar inadequadamente. Mas você se acostuma. Os dados devem ser passados para o computador através de uma conexão wireless que funciona bem. É o meu preferido. O corredor virtual, a auto-lap e auto-stop são excelentes opções que facilitam o treino.

Eu li em algum lugar que a fabricante de GPS Tomtom está se associando com a Nike para fazer um GPS para corredores. Em breve teremos mais um no mercado.
Escolha o seu modelo e opine aqui.

5 comentários:

  1. Eu uso um 305 a 2 anos, pela idade que tenho acho otimo o tamanho da tela, rs, tanto que qdo for comprar outro irei comprar o 301 que é parecido e a vantagem que é a prova dagua alem mudar as telas como o 305 com botões o que acho uma vantagem, mas com certeza gosto nao se discute, um abraço

    ResponderExcluir
  2. Ganhei no começo do ano um Garmin 110,e ele é muito fácil de usar e supre minhas necessidades nos treinos...

    Bons Treinos !

    Fábio
    http://42afrente.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Eu corro há uma semana com o Garmin Forerunner 405 e já não consigo mais treinar sem ele. O GPS muda a forma de encarar os treinos e parece um treinador que cobra mais empenho na corrida. Acredito que meus resultados irão melhorar com essa "cobrança" tecnológica.

    Boas corridas!!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Mto legal e instrutivo esse post. To comprando meu primeiro gps de corrida e tava na duvida, pq o 305 parece ser mto grande para o meu pulso que é super fino. Mas ou arriscar nele!!!!

    ResponderExcluir
  5. eu uso o polar cx-800 com gps g3, muito bom e completo, ainda nao consegui usar tudo que ele tem, preciso de aulas, rsrs

    ResponderExcluir