Siga-me aqui!!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O detalhe faz a diferença!!

Corri recentemente minha 15a maratona. Apesar de ser a 6a maratona do ano, eu estava bastante confiante com a possibilidade de baixar meu recorde pessoal de 3h 22min 04 segundos. O clima estava adequado. O percurso era plano até os 21km e depois havia alguns viadutos e outras subidas. Mas mesmo assim eu estava otimista. Dois dias antes, diminui a ingestão de carbohidratos para ativar as enzimas que participam da síntese de glicogênio. Na véspera, caprichei no carbohidrato. Hidratei bem, com água e Gatorade. Até dormi um pouco à tarde. Tudo ótimo! Largamos tranquilos. Passei os 5km com 23:33min, os 10km com 46:48min, a meia abaixo de 1h40min. E então chegaram as subidas. Mesmo que esporádicas, mas o ritmo caia bastante, chegando até 5:21min/km em uma delas. Conclusão, tempo final 3h 22min 15seg, ou seja 11 segundos acima do meu melhor tempo. Fiquei feliz por voltar a correr bem, mas um pouco triste por ficar tão perto da meta. Mas a corrida, como a vida, é feita considerando os detalhes. O sucesso pode ser alcançado quando se atenta ao detalhe. Tennho consciência que não foram 11 segundos apenas, foram 3 horas 22 minutos e 15 segundos. Não adianta eu voltar e correr mais rápido apenas os 11 segundos. Tenho que correr tudo de novo. Na próxima eu consigo!!!

4 comentários:

  1. Maior insight. Nunca havia pensado nisso. São 3 horas, 22 minutos... Mas olha, vou te contar, correr sub4 né para todo mundo hein. Eu diria simplesmente parabéns! Mesmo =)

    ResponderExcluir
  2. Meus parabens, so por te feito 6 maratonas em um ano ja é uma marca impressionante, com o tempo que tem feito entao sou da opiniao que deve comemorar e muito, meu parabens

    ResponderExcluir
  3. Grande Josivan, parabéns! Puxa vida, 15 maratonas realmente deve-se ter orgulho de um feito desse porte! Você , na verdade, pode ter batido seu recorde, já que as medidas e aferições dos percursos possuem margens de erros, esses 11 segundos dariam em torno de 38 metros, ou seja, se o erro for para menos você bateu seu recorde! É uma questão de precisão dos equipamentos envolvidos!
    Parabéns , também, por ter cumprido sua meta de 6 maratonas em 2010, é preciso muita dedicação, sobretudo com uma agenda lotada como a sua!
    Franco

    ResponderExcluir
  4. Caros Clea, Dalton e Franco, obrigado pelos comentários. Vamos correndo e atingindo metas.
    Franco, pelo meu Garmin, o percurso foi 42k 280m, talvez eu não tenha tangenciado as curvas. Mas como eu disse, não dá para voltar, tem que correr de novo. Em janeiro, começo o ano correndo (1/1/2011). Dessa vez, baixarei de 3:22h.

    ResponderExcluir