Siga-me aqui!!

terça-feira, 25 de maio de 2010

Coloque um bode no seu treino!

No treino de tiro de hoje lembrei-me de uma estória que passo a contar aqui.
Dois colegas estavam conversando e um reclamava porque a sogra morava com ele e a esposa e ele não gostava pois havia muitas reclamações, brigas, etc. O colega mais experiente sugeriu:
- Vou te dar uma receita que funciona sempre: compra um bode e coloca dentro da tua casa.
Incrédulo, mas esperançoso, o colega comprou o bode e levou para dentro de casa, deixando-o junto com a sogra. Um mês depois, eles se encontram novamente e o assunto vem logo à tona:
- E ai como está o relacionamento com a sogra? O bode funcionou? Responde entristecido o outro:
- Que nada rapaz, minha sogra continua lá aprontando as dela e agora, para piorar tudo, ainda tem o maldito bode, fedendo, sujando a casa e fazendo barulho dia e noite. O amigo, nada espantado, completa:
- É assim mesmo rapaz, está tudo indo dentro do esperado. Agora você precisa tirar o bode de casa e tudo vai dar certo. Vai por mim, continua com o plano.
Sem outra opção, o plano é levado adiante e mais um mês se passou até novo encontro dos amigos e nova pergunta:
- E agora, deu certo ou não?
- Rapaz, minha sogra continua lá, mas depois que tirei o bode de dentro de casa, melhorou demais. Não tem mais aquela catinga, nem a sujeira que o bode fazia e o silêncio reinou em casa.
Moral da estória: tudo depende de um referencial. Se está ruim, pode melhorar, mas também pode piorar. Se piora, o ruim até que não fica tão ruim assim. Mas o que isso tem a ver com meu treino de hoje????!!! Tem tudo!! Hoje meu treino foi de tiro: 5 tiros de 1000m a 3:55-4:00 min/km com 1 minuto de descanso ativo e depois mais 12 minutos de desaquecimento correndo solto. Quando corri os tiros no meu limite de anaerobiose (o que é bastante desconfortável) foi como colocar o bode no meu treino, de modo que quando passei para a etapa de desaquecimento (ou seja, tirei o bode do treino), estava correndo abaixo de 4:40min/km sem sofrimento. Se você quiser melhorar a performance de sua corrida, precisa fazer treinos próximo de seu limiar anaeróbico, para sofrer menos quando for correr mais rápido. Quando você faz este tipo de treino, melhora bastante seu VO2 máximo, ou seja, você consegue distribuir mais oxigênio para os músculos, melhorando sua capacidade aeróbica. Obviamente que é um treino muito puxado e deve ser feito só uma vez por semana, colocando sempre um treino regenerativo no dia seguinte.
Coloque um bode no seu treino ou, quiçá, na sua vida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário