Siga-me aqui!!

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Tendência a infecções em corredores.

É frequente uma queda na imunidade em atletas de alto rendimento ou que treinam mais pesado. Isso tem uma explicação lógica. Os aminoácidos são importantes para a recuperação das microlesões musculares que acontecem após treinos mais duros, como por exemplo, após corridas longas, tiros, etc. O organismo prioriza a utilização dos aminoácidos circulantes, direcionando-os para as células musculares, recuperando-as para o próximo treino. O problema é que aminoácidos também são utilizados, por exemplo, na manutenção de uma imunidade adequada. Sendo assim, com a maior utilização pelos miócitos, falta para as celulas da imunidade, principalmente para as células fagocitárias (natural killer) que irião matar os vírus e bactérias utilizando a energia dos aminoácidos.
 A glutamina é o aminoácido mais abundante na circulação e é fundamental para a imunidade. Praticamente, não só os músculos, mas todos os órgãos consomem glutamina, entretanto somente o fígado a produz. Estudos em atletas com overtraining syndrome (supertreinamento) apresentam níveis mais baixos de glutamina e a normalização das céulas fagocitárias (natural killer) após um treino aconteceu após 30minutos do término do treino em atletas com níveis normais de glutamina, enquanto que demorou 7 horas em quem tinha redução destes níveis.
Então, apesar de muitos atletas amadores não utlizarem reposição (ou por desconhecimento ou por não aceitação), a reposição para quem faz treinos mais puxados é necessária.
Observe se você está tendo epísódios de resfriado ou outras infecções mais frequentemente do que o usual. Talvez precise repor.

Um comentário:

  1. O BCAA também serve para repor os aminoácidos perdidos durante a atividade física de alto desempenho? Qual é o melhor a Glutamina ou o BCAA?
    Este tópico é muito interessante.

    ResponderExcluir