Siga-me aqui!!

domingo, 4 de outubro de 2009

Quanto mais rápido, menos cansaço. O paradoxo.

Tenho melhorado minha performance e fazer os longos abaixo de 5 min/km, que eu não imaginava há 1ano, já faço com certa facilidade. O treino de hoje foi um longo de 27km que conclui com média de 4:54min/km, em 2h 12min. Paradoxalmente, notei que correndo mais rápido agora, canso menos. Passo os 10km abaixo dos 50min e concluo o treino em menor tempo. Sempre penso nos quenianos correndo os 42km com média abaixo dos 3min/km e penso ser muito desgastante. E realmente o é. Não tem como correr nessa velocidade sem sofrer, mesmo sendo um queniano. Entretanto, o sofrimento de um atleta de elite bem treinado que conclui uma maratona abaixo de 2h06min não é maior que o sofrimento de um atleta amador que conclui acima de 4 horas. Aliás, o sofrimento do atleta amador se perpetua pelo dobro do tempo, sendo então muito pior. Ou seja, estando bem treinado, quanto mais rápido você corre, menos você sofre.
Vamos treinar!

3 comentários:

  1. Você, realmente, melhorou muito mesmo! Há 3 anos atrás você lamentava de sua performance, querendo ser mais rápido, dando tiros de 800mts a 3:30min lá junto com Erivan; agora vendo seu relato vê-se que a situação está bem melhor!Parabéns! Nesse ritmo vai dá para fechar uma maratona entre 3:20 e 3:30 hs!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo comentário. Realmente tenho sentido a melhora na performance. Com os treinos certos, realmente o resultado vem. A próxima maratona se aproxima e minha expectativa é, se tudo correr bem, concluir entre 3:20 e 3:25. Oxalá que suas previsões se concretizem. Estou me aproximando do qualify para a maratona de Boston (para minha idade é 3h15min).

    ResponderExcluir
  3. Oi amigo, realmente gostei do seu relato. É verdade. Fico feliz com seu progresso e sua experiência. É seu exemplo que me estimula a nadar e também tentar superar certos obstáculos. Admiro seu exemplo de dedicação e sacrifício pelo que gostamos. Esporte...endorfinas...desafios... Boas corridas!!!

    ResponderExcluir