Siga-me aqui!!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Usando MP3 na corrida.

Tenho um Ipod que uso durante os treinos, principalmente nos treinos longos. Escuto músicas, entrevistas, podcasts sobre destinos de viagens e estudo. Isso mesmo: estudo. Por que não estudar durante o período que está correndo? Estudo inglês (ótimo podcast é o English as Second Language, da universidade de Los Angeles) e ultimamente tenho estudado inglês e francês ao mesmo tempo com o podcast French for beginner (a professora ensina francês, mas falando inglês, de modo que dá para melhorar as duas línguas). Na última semana, estou com um novo tema: astronomia. Isso mesmo! A Universidade de Berkeley, California, disponibiliza vários cursos de graça, com áudio e vídeo. É só baixar o áudio e colocar no MP3 player e sair correndo e escutando. Estou vendo um ótimo curso (em inglês) de introdução a astronomia. Cada aula dura 50minutos, o que dá aproximadamente 9-10km de corrida. Perfeito.
Mas cuidado!!! Quando você escuta músicas, etc, você corre o risco de se distrair, o que é bastante perigoso, principalmente para nós que corremos nas ruas, competindo com motos, carros e ônibus. Eu não tenho tanto problema, pois no horário que corro (5h da manhã) o trânsito é bastante fraco. A associação americana de medicina do esporte inclusive sugere que não se deve usar MP3 player durante a corrida e algumas maratonas estão proibindo tal utilização a ponto de revisar as fotos da maratona e não permitir que aqueles que utilizaram o Ipod se inscrevam na maratona nos anos seguintes. Eu não uso de maneira nenhuma um MP3 player durante a competição. A maratona é o ponto alto do treinamento. Nós precisamos estar inteiramente abertos para captar o momento e não ficar nos distraindo com músicas que eu posso ouvir em casa ou nos treinos. Tenho que prestar atenção aos outros corredores, às ruas, à arquitetura do local, aos expectadores gritando "Go runners!" (em Paris será "Allez couriers!", acho eu), enfim, à festa que é a maratona. Em suma, se você vai usar um MP3 player, deixe o som em um volume que possa escutar o som do ambiente (que possa escutar uma buzina, por exemplo) ou então use o fone em apenas um ouvido.
O treino hoje foi regenerativo e a chuva apareceu nos últimos dois quilômetros.

Um comentário:

  1. Não querendo, mas já fazendo uma propaganda, em meu blog, escrevi no post mais recente, ou melhor, transcrevi um texto sobre música e atividade física.

    Apesar de meu inglês não ser lá dos melhores, a tradução ficou boa.

    Dá uma lida lá: http://mondocubano.com/

    ;)

    ResponderExcluir