Siga-me aqui!!

domingo, 6 de maio de 2007

A arte de acordar e levantar.

Correr é preciso, viver não é preciso. Parafraseando a famosa frase, creio que este é o pensamento de todo maluco (como eu), viciado em correr. Sentimos uma sensação agradável de bem estar que falta naqueles necessários dias de folga. Várias razões me fazem correr bem cedo do dia (geralmenta as 5h da manhã). Creio que a principal é a falta de tempo durante o dia tão corrido e atarefado, mas poderia enumerar outras razões: o sol, o trânsito, a poluição. Moro em Natal e não é a toa que é chamada de cidade do sol; para você ter uma idéia, hoje fui fazer um longão de 1h50minutos (19km), acordei as 5h e iniciei a corrida às 5:20. O tempo estava muito agradável, mas já por volta das 7h da manhã, o sol já estava incomodando (realmente somos a cidade do sol). Tenho um colega que só corre à noite. Às vezes corro com ele, mas confesso que ter que disputar as ruas com os carros, motos e ônibus é uma coisa que tento evitar, pois sei que sempre sairei perdendo. Às cinco da matina, tenho as ruas só para mim ou, no máximo, divido com alguns caminhantes madrugadores. Sem contar com a poluição da fumaça que, principalmente, os ônibus deixam, dificultando a respiração já forçada pela corrida. Existe ainda uma outra vantagem de correr de manhã: se por um acaso eu não for naquele horário, ainda poderei fazê-lo durante outro horário do dia. Ao ocontrário, se eu corresse à noite, não teria um horário de backup para casos de emergência. Mas o que quero escrever hoje é sobre a arte de acordar e levantar. O sol nesses meses chuvosos tem nascido mais tarde (por volta das 5:10h), de modo que é mais difícil sair da cama. Uso então a técnica por mim desenvolvida de não pensar, apenas pular da cama. Geralmente defino na noite anterior se vou correr no dia seguinte ou não. Em caso positivo, quando o despertador toca, eu simplesmente e literalmente pulo da cama e vou direto trocar a roupa previamente escolhida e calçar o tênis do dia. Em resumo, se você pretende fazer exercícios pela manhã, não faça a pergunta "vou hoje ou não?", pois certamente a resposta para essa pergunta SEMPRE sera NÃO. O lado preguiçoso da nossa mente sempre é mais forte e se você der a mínima opção para ele, se convencerá rapidamente com desculpas do tipo "você pode ir à tarde" (e nunca irá) ou "está nublado/chovendo" ou "já fui ontem" ou "vou deixar para amanhã". Não pergunte, pule da cama e não dê bola para seu lado preguiçoso. Confesso que NUNCA me arrependi de ter feito um treino, mas já me arrependi várias vezes de não ter feito.
Como eu disse, hoje fiz um bom longão. Baixei o tempo novamente para 1h50min (na semana passada corri 2h05min), pois ainda não comecei o treino específico para a maratona de Chicago (so começo com 4m antes) e se ficar fazendo treinos muito longos, aumento a chance de lesão. Amanhã é dia de folga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário