Siga-me aqui!!

domingo, 3 de setembro de 2006

Novo recorde pessoal nos 10K



A corrida de ontem foi muito boa. Geralmente corro com um relógio que tem GPS (Global Position System - capta sinal de satélites e mede com uma precisão de 5-10m de erro o percurso, mostrando velocidade instantânea, elevação, tempo por volta, freqüência cardíaca, etc). A foto ao lado mostra o percurso de 10,8km, com largada e chegada na Praça Cívica. À direita, o Parque das Duans e o Oceano Atlânticco e à esquerda o Rio Potengi.

Por mais que tenha treinado com freqüência os 10km, treino é treino e prova é prova. É por isso que sempre se sugere que, pelo menos uma vez/mês, participe de uma competição. Por mais que não estejamos competindo com os melhores atletas e não tenhamos nada para perder, o frio na barriga sempre aparece. Quando cheguei no local da largada, encontrei alguns conhecidos, o que serviu para descontrair mais e relaxar. A pergunta que sempre surge nessas conversas é para quanto tempo cada um irá fazer a prova. A maioria, inclusive eu, geralmente aumenta a meta, dizendo tempos acima daqueles que realmente têm capacidade para atingir. Quando fui conversando com eles e vendo que todos estavam com metas bem acima da minha, na casa dos 55min a 1h, enquanto que eu queria fazer abaixo de 50min, apesar de achar que poderia fazer abaixo de 48'30'' que eu tinha feito no treino na pista da semana passada.

O percurso é bom e boa parte dele é o que treino diariamente, só o retorno, pela Av Prudente de Morais, é que eu nunca tinha corrido. Na verdade, sempre evito essa avenida pois tem muita subida, mas notei que meu rendimento na subida caia mais que o de outros atletas (eu passava de alguns no plano e eles voltavam a passar de mim nas subidas - tenho que treinar as subidas, talvez, correr alguns dias na Prudente). A largada foi atrasada e só saiu as 16:51. A largada é um momento sempre difícil, pois tem muita gente correndo em um ritmo maior do que deveriam. Se você não se controla e não está certo do seu ritmo, termina correndo em uma velocidade maior e cansa mais rápido, comprometendo o resultado final. É melhor começar no seu ritmo e ir passando aos poucos os demais atletas. E mesmo que você não passe ninguém, lembro que toda corrida, para nós atletas amadores, deve ser um evento win-win, ou seja, um evento ou não deve ter como você perder; você não deve ter frustrações, mesmo se não atingir sua meta.

Enfim, consegui fazer 22'31'' nos primeiros 5km, ou seja, o mesmo tempo que fiz em Boston, na corrida da Endocrine Society. A diferença é que lá eu só ia correr 5km, enquanto que aqui, ainda estava na metade. Mas fiquei feliz, pois sabia que poderia correr abaixo dos 48min, como planejara. Sabia que não iria conseguir manter essa média de 4'30'' por km pois haveria o cansaço natural, além das subidas que eram bem maiores na segunda metade da prova.

É interessante se manter sempre uma coerência entre o que você fala e o que faz. Quando eu estava por volta dos 10km, vi um carro parado no meio da pista; quando passei, uma paciente minha disse: "Quer uma carona?". Obviamente, respondi que não e disse que estava dando o exemplo.

Nos 10km, fiz 47'05'', ou seja, novo recorde pessoal, e na rua, com subidas. Hoje é dia de descanso, amanhã, 8km, regenerativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário