Siga-me aqui!!

sábado, 14 de maio de 2011

Lei de Murphy aplicada à corrida - Campeão Moral

Fui a Recife assistir um casamento, mas comprei uma passagem da TAM para retornar a tempo de participar do 2o Circuito Unimed de corrida. Pelas minhas contas, chegaria no aeroporto 45 minutos antes da hora prevista da largada. Essa é uma corrida onde a premiação para os médicos é uma categoria a parte e eu já ficara em primeiro lugar no ano passado. Na hora do embarque o funcionário da Tam avisa que o avião precisaria de manutenção e eles avisariam depois. Vi que perderia a largada da corrida, mas 15 minutos depois ele chamou para o embarque. Animei-me com a possibilidade de correr. Entramos e estranhei que as comissárias não fechavam a porta do avião, apesar de não haver mais passageiros para entrar. Escutei então a voz do comandante dizendo que estava tudo pronto para decolar, mas que não decolariam porque o aeroporto de Natal, por condições metereológicas, estava fechado. Com um Ipod no ouvido, exclamei em voz mais alta devido ao Ipod e ao fato inesperado: FECHADO!? Natal é chamada de Cidade do Sol exatamente porque temos sol o ano inteiro. Eu costumo dizer que o último inverno aqui caiu num sábado!!! Pensei, o aeroporto deveria fechar logo no dia da minha corrida??? Esperamos nada mais que 50 minutos dentro do avião e às 15:29h, 31minutos antes da largada da prova em Natal, conseguimos decolar, mas não a tempo de chegar para a largada. Como havia chip para marcar o tempo líquido, mesmo chegando 40 minutos depois da largada, decidi ainda correr. Sem estresse, passei pelo tapete do chip e lá fui eu marcar meu tempo, mesmo depois dos primeiros colocados já terem chegado. Como eram 5 e 10km, terminei correndo com a turma dos 10km e conclui a prova em 21:46min, quase um minuto a a mais que meu melhor tempo, mas nada mal depois de ficar uma noite sem dormir em uma festa de casamento e contando também que os treinos para maratona são totalmente diferentes dos treinos para provas de 5km. Agora restava saber quais os tempos dos outros médicos. Esperei um momento e fui ver perguntar ao pessoal do chip qual era a classificação final. Para minha surpresa eu não estava entre os 10 primeiros apesar do primeiro colocado ter feito 23 minutos.
O rapaz da organização veio me explicar que a classificação dos primeiros colocados deveria ser feita pelo tempo bruto e não pelo liquido. Restou-me o título auto-conferido de campeão moral, já que correra mais de um minuto mais rápido que o primeiro colocado. Eu até entendo que a classificação geral dos primeiros colocados deva ser feita pelo tempo bruto para assegurar que o primeiro que chegou foi o primeiro colocado, mas a classificação por categorias deve ser feita pelo tempo líquido (chip), ou para que serve o chip? Além disso, as provas vem aumentando muito em tamamho e não é rara uma prova com mais de 1000 inscritos. Desta forma, se eu quiser me classificar bem, tenho que sair empurrado todos para largar lá na frente?
A uma semana da minha 17a maratona, agora devo apenas relaxar e descansar, pois nesta semana não ganho mais nada de performance, exceto com o descanso.

4 comentários:

  1. Parabens e que corra tudo bemnao sua 17 maratona, por si so uma marca invejavel

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela vitória!! Para mim o 1º lugar é quem corre mais rápido, então você ganhou.

    Boas Corridas!!

    Alessandro
    http://blog42195.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Pelo menos você pode correr, agora pense na possibilidade de se inscrever, pagar, receber o kit, chegar na hora da largada e não ter chip....veja, foi o que aconteceu comigo ontem aqui em Salvador....total descaso. Por que precisa concluir a entrega dos chips 30' antes quando os organizadores fecham a via tão longe do evento.
    Pense na raiva, confira http://dartufba.blogspot.com/2011/05/frustracao-night-fila-night-em-salvador.html

    ResponderExcluir
  4. Cara esquece este incidente e te concentra para a sua 17 maratona.

    Nós sabemos que vc foi o primeiro... o resto é resto...

    Abs.

    Fábio
    http://42afrente.blogspot.com/

    ResponderExcluir