Siga-me aqui!!

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

A mais pesada medalha de maratona do mundo!!!

Um bom ano deve sempre começar com uma boa corrida, de preferência uma maratona. Aproveitando as férias do fim de ano e já cansado da maratona da Disney que acontece neste mesmo período, este ano resolvi correr uma prova que conheci através de amigos: a maratona do Texas. Esta maratona tem algumas peculiaridades e tive a oportunidade de corrê-la ontem. São apenas 650 vagas, sendo um terço para meia maratona e dois terços para maratona. Inscrevi-me assim que comprei a passagem para não correr o risco de perder a vaga. Mas e as peculiaridaes? Uma delas é que tem a mais pesada medalha de maratona do mundo. No ano passado a medalha teve 1kg, mas este ano decidiram fazer um upgrade e ficou com algo em torno de 1,8kg (ainda não pesei, mas foi o que disseram lá e o que senti após recebê-la). A medalha é uma surpresa que só é divulgada minutos antes da largada. Este ano ela teve o formato é do mapa do Texas. Ainda bem que só entregam a medalha no final da corrida (e não na véspera, como fizeram na última São Silvestre), pois correr com quase dois kg a mais seria um problema.
O percurso é em um parque em Kingwood. São quatro voltas, cada uma com, aproximadamente, 10,6km e, acreditem, nas árvores estão os nomes dos corredores com frases de incentivo. Na segunda volta, encontrei meu nome em uma árvore na seguinte frase: "Wellcome com Texas". A largada da maratona aconteceu as 8h e a da meia, 15minutos depois. Passamos toda hora pelos demais corredores, já que o percurso é de ida e vinda (quem está indo, vai pela direita, voltando pela esquerda).
Foi minha primeira maratona do ano (2011), mas a segunda em menos de 30 dias, de modo que minhas expectativas não estavam muito fortes para fazer um recorde pessoal. Apesar da temperatura ser excelente (largamos com 13 graus e terminamos com 17 graus) e o percurso relativamente plano (mas com vento forte contra em alguns trechos), a ceia da passagem do ano não me ajudou e, pela primeira vez em 16 maratonas, tive um desarranjo intestinal durante a prova. Passei a meia com 1h39min, mas cada vez que ingeria um gel ou até mesmo água e Gatorade, desencadeava-se o reflexo gastro-cólico e o desejo de parar de correr vinha (ou de correr para o banheiro). Diminui o ritmo e não parei, pois sabia que seria difícil voltar a correr se parasse. Terminei a prova com 3h30min 18seg e veio outra peculiaridade da prova: cada ano eles escolhem um animal; o ano passado foi o ano do pinguim, este ano foi do pato. Não há premiação por faixa etária e todos que terminam a prova são considerados campeões e recebem, além da pesada medalha dentro de uma caixa muito bonita, um pato de plástico com o número da colocação escrito no pescoço dele. Apesar das dificuldades intestinais, recebi o pato número 29 e fiquei muito feliz (apesar de não conseguir comemorar de imediato, pois tive que continuar corredo para o banheiro!!!).
Para quem ia terminando a prova, havia umas mesas com biscoito, refrigerante e pizza e cada corredor podia se servir a vontade.
Ótima prova que sugiro para todos que gostam de ganhar uma grande medalha como recompensa merecida de um esforço que se iniciou não com o tiro de largada, mas alguns meses antes no início dos treinos.
Em breve divulgarei aqui a foto da medalhona.
Bom 2011!

Um comentário:

  1. Meus parabens pelo tempo e com certeza nos deixou com uma inveja da prova, claro que uma inveja bem salutar
    Um abraço e um 2011 repleto de corridas

    ResponderExcluir