Siga-me aqui!!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

BCAA e glutamina

Surgiram algumas dúvidas sobre a reposição de glutamina e de BCAA. BCAA é a sigla em inglês para "Branched-chain amino acids" ou aminoácidos de cadeia ramificada. São três: valina, leucina e isoleucina. Da mesma forma que a glutamina também são aminoácidos, mas não devem ser confundidos, e a reposição de BCAA não significa que não precisa de glutamina. Eles têm funções diferentes. A glutamina, como já disse, é importante para o sistema imunológico, enquanto que o BCAA tem função anabólica muscular, melhorando recuperação e diminuindo a fadiga. Preciso ainda lembrar que se você usa Whey Protein (proteína do soro do leite - uma das mais completas), você já repõe tanto glutamina, como BCAA, já que proteína nada mais é que uma sequência de aminoácidos, dentre eles a glutamina, valina, leucina e isoleucina.
O que eu faço: existem estudos que afirmam que a reposição da proteína nos primeiros 30 minutos após o treino aumenta o aproveitamento. Então, após corrida, faço ingestão de Whey protein na primeira meia hora. Nestes dias, não utilizo BCAA e nem glutamina. Nos dois dias da semana que não corro, não uso a whey protein, mas utilizo o BCAA. No dia do treino longo (mais que 20km), uso também a glutamina.

3 comentários:

  1. Cara, boa tarde! Não sei quem você é, pois no blog não há qualquer indicação. Cheguei aqui via Google, e como vi que a Elis te segue, também já estou seguindo o blog. Tenho uma dúvida e gostaria da sua opinião, pois venho pensando em tomar Glutamina também. Fiz um treino de corrida neste sábado que durou 4h. Na primeira hora tomei duas cápsulas de BCAA e carboidrato. Na segunda hora, além das 2 cápsulas de BCAA e carboidrato, comi uma barra de proteína. Na terceira hora mais 2 cápsulas de BCAA e carboidrato. Nos dias 20 e 21 participarei da ultramaratona da virada esportiva aqui em SP, e estou pensando como vou fazer para aguentar caminhar e correr o máximo que puder. Você acha que devo fazer umas misturas com Glutamina, alternando a ingestão com BCAA, gel de carbo etc?
    Abraços e parabéns pelo blog. Depois passarei aqui com mais calma. Abraços, Joel

    ResponderExcluir
  2. Caro Joel, obrigado pelo seu comentário. Os dados sobre reposição de BCAA durante a corrida são controversos e não está exatamente definido se há vantagem em repor dessa forma. Alguns gels de carbohidratos trazem o BCAA na sua formulação e dizem que é vantajoso, mas cientificamente não existe este dado. O que realmente é importante é a reposição após o treino/competição visando a recuperação mais rápida. O mais importante durante a prova é o carbohidrato. Li recentemente um artigo sobre quanto de carbohidrato precisamos para correr uma maratona e, aproveitando seu comentário, vou postar no blog amanha, ok?
    Dando mais informações sobre minha pessoa: sou médico e maratonista amador.

    ResponderExcluir
  3. Gostei do artigo, estou pesquisando sobre a glutamina e me parece realmente um bom suplemento para atletas de alta demanda física.
    Abraços !

    ResponderExcluir