Siga-me aqui!!

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Corrida de Tiradentes - Natal/RN - tem que sofrer?

Tudo bem que é hoje é dia de Tiradentes, mas ter que sofrer como o Joaquim José da Silva Xavier em uma corrida de 12km na Via Costeira foi demais. Tenho insistido que os organizadores das provas aqui em Natal precisam pensar mais nos atletas e menos nos carros. Escolhe-se a Via Costeira (que deveria ser chamada, segundo meu amigo Ricardo, de Via Ladeira ou Via Soleira) porque não compromete o trânsito, entretanto, não há uma sombrinha sequer, é cheia de subidas, não tem um cristão para incentivar os corredores (nós mesmos é que precisamos incentivar os outros), ou seja, não é adequada para a prática da corrida. Espantam-me alguns corredores dizerem que gostaram da corrida. Talvez para dizerem que são fortes e que correm bem em condições adversas. Por favor!!! Coloquem a mão na consciência e vejam que não somos corredores profissionais. Temos nossas profissões e praticamos corrida para nos manter saudáveis, para conhecer outras pessoas, para nos manter em forma. No meu caso, adoro vencer meus próprios limites e melhorar meu tempo em determinada distância me incentiva a continuar correndo. Mas em situações tão adversas, é impossível baixar qualquer tempo. Como já citei outra vez, corri a meia maratona de Natal 2009 (também outra prova horrível) em 1h53min, enquanto que na minha última maratona, passei a metade em 1h39min. Ou seja, os organizadores precisam dar as melhores condições possíveis para os atletas progredirem em suas performances e continuarem treinando. Hoje sai pensando em fazer 55min e terminei em 59min. Nossa cidade, infelizmente, já tem pouquíssimas provas de rua e se elas não forem adequadas para a prática esportiva, vários iniciantes certamente desistirão. Se eu nunca corro, aventuro-me em uma prova e sofro, na próxima prova eu vou pensar duas vezes se participo ou não. Sem contar que só tinha medalha para os 100 primeiros colocados. Depois de passar por tudo e concluir, não ter nem uma medalhinha para chegar em casa e mostrar para a família? Eu dei a minha para um amigo que depois de correr bem, não correu suficiente para chegar entre os 100.
Pois é, fico triste em saber que nada mudou. O mesmo sol de lascar, o mesmo percurso horrível, ninguém nas ruas incentivando (nem os MST da Rodrigues Alves diziam uma palavra de incentivo). Aliás, só um soldado que estava no relógio no final da Via Costeira que gritou para um corredor a meu lado "Cadê você?" e eu, assumindo as dores, respondi pelo parceiro de sofrimento: "Ele está aqui correndo. É fácil falar, difícil é vir correr aqui nesse sol!".
A água pelo menos não estava quente como na meia do ano passado, mas, como bem observou Ricardo, o último posto estava localizado depois da grande subida dos km 10-11. Por que não colocar no início da subida??? Doi pensar!!!!

Mas é isso, talvez um dia nossa cultura mude. Talvez precisemos nós mesmo começar a organizar as provas... Talvez Erivan pudesse voltar a organizar as provas do Circuito Sportvida. Pelo menos ele nos escutava.

Sugestões para as próximvas provas:
- largar às 7h ou às 16:30h;
- colocar percurso plano;
- passar por bairros onde moradores possam incentivar;
- medalhas para todos os que concluírem;
- não limitar o número de inscritos (vários correram hoje sem numeral, ou seja, correram porque gostam de correr, mesmo em situação adversa);
- se o problema é custo, fazer um loop, com largada e chegada no mesmo local;
- manter a inscrição pela intenet (aliás, parabéns por esta iniciativa).

Para ver que não foi fácil, vejam a altimetria da prova (By Ricardo):

4 comentários:

  1. concordo com o colega, percurso sofrivel, horário inconveniente, pouca e mal posicionada água(E quente), pouco incentivo no percurso (sem publico nem familiares)e medalha apenas para os 100 primeiros!!!! além do paupérrimo lanche.
    Deveria haver um investimento melhor no lanche e medalhas para todos,
    abraço a todos os companheiros corredores de rua,
    andrier varela.

    ResponderExcluir
  2. Foi Um Sofrimento Essa Corrida, Hoje em dia o SOL de 6hs da Manhã é Matando Já. Mas Foi Legal a Corrida Parabéns Pela Organização!

    Wagner - Corrida de Rua - RN

    ResponderExcluir
  3. Considerando as corridas anteriores organizadas pela PM até que esta foi mais ou menos razoável.
    Você esqueceu de citar que ao correr na "Via Ladeira" a favor do vento o atleta não sente a brisa para ajudá-lo a suportar o calor, tornando ainda pior a sensação térmica.
    Se essa prova fosse no período vespertino, apesar da altimetria do percurso, acredito que seria muito boa. Quanto à ausência de medalhas acredito que o investimento é irrisório para a Corporação.
    Apesar de tudo, parabenizo a PM pela continuidade da Corrida Tiradentes. Agora, imagine se a corrida fosse nas ruas arborizadas do Tirol. Seriam pelo menos mil participantes.
    Claudio

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente com Ricardo,inclusive e principalmente que as corridas fossem realizadas a tarde... Ediene.

    ResponderExcluir