Siga-me aqui!!

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Carta a Bernardo e Bianca.

Caros Bernando e Bianca, ontem aguardei ansioso o resultado da loteria para a maratona de New York 2010. Como sabemos, essa é uma das maratonas mais badaladas do mundo, a cidade é fantástica, o percurso é bem interessante, passando pelo Quens, Bronx, Brooklin e terminando na Ilha de Manhatan, no Central Park. Toda a população vai às ruas para incentivar os quase 40.000 corredores, de modo que temos uns 2 milhões (ou mais) de espectadores incentivadores (foram os espectadores que assistem na TV mundo afora). É realmente uma festa. Vivenciei o evento em 2006 e posso afirmar que é realmente mágico. Entendo perfeitamente a ansiedade de vocês para participarem da maratona este ano e fiquei muito triste quando vi que vocês não foram sorteados para participar. Eu, após assistir as últimas 3 maratonas pela Sportv, decidi me inscrever novamente este ano e assim o fiz ainda em novembro de 2009, no dia seguinte daquela maratona. Também não fui sorteado. I am out! Experimentei o contraste da alegria da aceitação em 2006 com a desilusão da exclusão de 2010. É uma sensação estranha. Quem não gosta de corrida nunca entenderia, mesmo que eu tentasse contar com mais detalhes aqui. É como se você não fosse merecedor. Como se todos os treinos e quilômetros corridos solitariamente em horários algumas vezes inconvenientes não fossem suficientes e o veredito frio e duro viesse para lhe partir o coração: você não pode correr. Sabemos que o critério para conseguir a vaga é apenas sorte. E neste caso, o meu conceito de sorte não é válido (para mim, sorte é quando o preparo encontra a oportunidade) e nada podemos fazer a não ser torcer; e a torcida não é suficiente e nem muda resultado.
Enfim, ainda fica a opção de compar a vaga em uma agência oficial. Mas sou totalmente contra esta opção, pois estas agências usualmente exploram nossos sonhos cobrando preços exorbitantes. Para se ter uma idéia, com o preço cobrado para uma maratona pela agência eu conseguiria participar de três maratonas internacionais organizando passagem e hospedagem pela internet. É demais! Cobrar tão caro como eles fazem por uma diária de hotel, daria para ficar hospedado no Hotel Marriot na Times Square e ainda sobraria.
Mas qual é o preço de um sonho? Se vocês puderem esperar outro ano e tentar em 2011, escolhendo outra maratona para este ano, na minha humilde opinião, seria o mais sensato. New York é fantástica, concordo, mas não é a única. Além disso, posso lhe afirmar que conseguir a vaga pelo sorteio é muito mais emocionante. Abrir o e-mail enviado pela NYRR e ir lendo lentamente o resultado até chegar no "You are in!" tem um sabor especial e a festa já começa ai.
Bem amigos, vocês podem decidir. Se realmente preferirem pagar pela vaga, fica a máxima do maratonês: a dor é passageira, o orgulho é para sempre!
Keep running.

PS.: Bernardo e Bianca são personagens do filme da Disney que trabalham na Onu/NY e foram escolhidos aqui como codinomes para dois amigos que não tenho autorização de divulgar os nomes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário