Siga-me aqui!!

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Neste carnaval, tira o pé do chão!

Não sou adepto às folias do Momo, de modo que quando digo "tira o pé do chão", não estou me referindo a dançar, pular carnaval, vestir-se como o sexo oposto, embriagar-se e arrepender-se na 4a feira. Quem me conhece saberá que "tira o pé do chão" dito por mim se referirá mais às corridas do que às diversões mundanas carnavalescas. Muito bem, um excelente livro sobre técnica de corridas é o "Chi-running" (infelizmente ainda não há versão traduzida para o português e aqueles que quiserem ler terão que fazê-lo na língua do Tio Sam). Nele o autor aplica técnicas de Tai-Chi à corrida. Um dos pontos que ele chama atenção é exatamente no ponto de "tirar o pé do chão" (independentemente de ser ou não carnaval). Explico melhor: considere suas passadas como se fossem os pedais de uma bicicleta. Os movimentos realizados com uma perna/pé seguirão aqueles realizados subsequentemente pela outra perna/pé de uma forma cíclica e obedecendo movimentos circulares como se fossem os pedais de uma bicicleta. Quando você joga o pé para trás, elevando-o para formar uma angulação posterior (entre a parte final da coxa e a inicial da perna) próxima de 90 graus, aumentará o tamanho da passada (aumentando assim a velocidade) e ficará mais tempo no ar (reduzindo os impactos com o solo e, consequentemente, o risco de lesão). Obviamente que quanto menor for sua velocidade, mais trabalho dará para manter essa angulação de 90 graus, ou seja, se você estiver trotando, não conseguirá desenvolver tal técnica. Para fazê-lo, você precisará ir a um ritmo mais rápido que, por sua vez, permitirá um ritmo mais rápido ainda, fechando o ciclo. Observe um atleta de elite correndo que você entenderá bem o que estou dizendo: a perna em posição posterior sobe mais que o usual, fazendo um movimento circular com a perna ora anterior.
Tire o pé do chão neste carnaval! Bons treinos, mas evite correr em horário muito cedo para não se arriscar a encontrar algum bêbado insone.

2 comentários:

  1. Muito interessante estas técnicas Tai-Chi aplicadas à corrida. Bem que você poderia fazer uma série de postagens fazendo para nós um resumo delas. Seria algo muito proveitoso.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Professor, que tal dar uma aula de técnica de corrida na faculdade?
    Aliás, não tinha conhecimento de técnicas de tai-chi aplicadas à corrida. Se bem que ambas possuem muita coisa em comum.
    Espero em breve voltar à ativa (ultimamente tenho feito apenas levantamento de peso, agachamentos, corrida de obstáculos e contorcionismo...).
    Boa sorte e bons treinos.

    ResponderExcluir