Siga-me aqui!!

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Stride turnover!

Estou ainda meio de molho, em recuperação da última maratona (odeio esta fase, onde tenho que ficar me arrastando pela rua em treinos regenerativos). Corri 11km hoje a 5:12min/km, com frequência média de 140bpm. Mas nem tudo está perdido. Aproveito esta fase para treinar o que em inglês chamam de stride turnover. Seria basicamente a velocidade com que cada passada acontece. Se você corre com o tamanho das passadas relativamente constante, sua velocidade será ditada pelo ritmo de passadas que você imprimirá. Os corredores de elite dão em torno de 180 passadas por minuto. Este ritmo vai depender de quão rápido você conseguirá concluir aquela passada. Você pode visualizar melhor isto comparando a corrida na subida e na descida. Mesmo mantendo passadas do mesmo tamanho, o ritmo de passadas na subida diminuirá e, consequentemente, sua velocidade também diminuirá. Ao contrário, na descida todo santo ajuda e seu ritmo de passadas provavelmente aumentará, bem como a velocidade. Agora vamos para o plano: se você conseguir impor o retorno da passada (stide turnover) mais rápido, isto não lhe consumirá muito mais energia, mas melhorará sua velocidade final. É isto que tenho treinado agora. Mantendo uma frequência cardíaca constante e relativamente baixa, tento aumentar a velocidade promovendo um melhor stride turnover. Tente no seu próximo treino!

Nenhum comentário:

Postar um comentário