Já saiu o croqui com o percurso da corrida natalina. O percurso antigo, indo pela Hermes até o Castelão e retornando pela Prudente era melhor, mas o percurso atual indo e voltando pela Prudente (5km) duas vezes não é de todo ruim. Apenas a grande ladeira em frente ao Hospital da Polícia é que pode trazer algum problema, já que passaremos 4 vezes por ela (duas indo e duas voltando). Tem tudo para ser uma boa prova, porém, não vamos esperar quebrar recordes, mas faremos bom tempo. Eu vou correr sem forçar, em um treino regenerativo, pois tenho um longo de 27km no domingo.
Em relação às subidas/descidas, tenho algumas dicas aprendidas no livro Chi-running (muito bom, recomendo). Na subida, diminua o tamanho da passada e incline o corpo mais para frente, mas evite dobrá-lo na cintura, tentando fazê-lo por completo a nivel do tornozelo. A inclinação servirá como um acelerador, impulsionando-o para frente. Movimente os braços, com uma angulação de 90 graus no cotovelo. Como há sempre uma concordância entre braços e pernas, movimentando mais rapidamente os braços causará passadas mais rápidas também. Obedeça seu limite para não faltar gás nos kms finais.
Para baixo, todo santo ajuda, porém cuidado com a descida de ladeiras muito íngremes como a do Hospital da Polícia, pois os quadríceps e os joelhos sofrem bastante, mesmo sendo ladeira abaixo. Diminua um pouco o ritmo para não martelar tanto o joelho. Ao contrário da passada normal no plano que deve pegar o meio do pé, na descida, prefira usar um pouco mais o calcanhar, que amortecerá mais os impactos.
Sugiro que leiam o livro Chi-running. Infelizmente, ainda não há uma versão em português. Pode ser comprado no Amazon.com e algumas dicas podem ser vistas no http://www.chirunning.com/
Boa corrida!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário